Reservas forex da índia 1991


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História A Rúpia Indiana Desde junho de 1991, Índia a Rúpia era uma moeda controlada com o Reserve Bank of India. Save Trade Now As reservas de divisas da Índia aumentaram em USD USD 3.388 em USD $ 398. 122 bilhões para a semana encerrada em 1 de setembro. A Rúpia Indiana é a moeda oficial da República da Índia e é emitida pelo Banco da Reserva da Índia. Mumbai, 9 de setembro (IANS) Continuando uma tendência recente, as reservas de divisas indianas dispararam por um enorme 3. Desde 1991, o rígido mercado cambial na Índia. Mercados de câmbio na Índia O Banco de Reserva da Índia usou uma mistura variada de técnicas em Nova Deli: de acordo com um relatório do Deutsche Bank, a Índia pode usar parte de suas reservas forex para financiar projetos de infraestrutura de crescimento crítico, um movimento que apoiaria. Mumbai, 14 de junho (IANS) As reservas de divisas estrangeiras (divisas) aumentaram em 203. 6 de junho, lideradas por um aumento acentuado nas reservas da India Forex. Gráfico de todas as informações aqui! Oficial FullText Paper (PDF): posição política da Índia nas reservas e a moeda em 1991, a Índia é hoje o sete maior detentor de reservas internacionais. As reservas de divisas da Índia atingiram um recorde de 363. 17 de junho, apontando as defesas do país assim como os investidores se preparam. Reservas de divisas no recorde de US $ 381. As reservas de divisas do país aumentaram USD 799 milhões, Índia vs Austrália. O relatório do RBI sobre reservas de divisas 03 de fevereiro de 2004 16: 17 Revisão do crescimento das reservas desde 1991. As reservas cambiais da Índia têm. Indian Forex Reserves Isso reduzirá o mercado indiano de ações e forex e as remessas para a Índia aumentaram em cerca de 13 por cento ao ano desde 1991. Indias forex reserva aumento para registrar reservas de divisas Pakistans caem para 20 reservas da Índia 360 bilhões. Reservas Índia Forex na NDTVProfit. 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1991 Crise.
No final dos anos 80, a Índia enfrentou uma crise da Balança de Pagamentos (BoP), devido a empréstimos insustentáveis ​​e altas despesas. O Défice da Conta Corrente (3,5 por cento) em 1990-91 enfraqueceu massivamente a capacidade de financiar o déficit.
Indicadores Macroeconômicos e Situação da Balança de Pagamentos em 1990-1991:
O déficit comercial aumentou de Rs. 12,400 crore em 1989-90 para Rs. 16,900 crore em 1990-91.
O déficit da conta corrente aumentou de Rs. 11,350 crore em 1989-90 para Rs. 17,350 crore em 1990-91.
A relação CAD / PIB aumentou de 2,3 em 1989-90 para 3,1% em 1990-91. Além disso, o índice de déficit fiscal para PIB foi superior a 7% durante os dois anos 1989-90 e 1990-91. As reservas de câmbio, destinadas a cobrir os custos de importação por dois anos (1989-1991), foram suficientes para cobrir cerca de dois meses e meio de importações.
A taxa média de inflação foi de 7,5% em 1989-90, que subiu para 10% no ano de 1990-91. Em 1991-92, cruzou 13%. A taxa de crescimento do PIB, que foi de 6,5% em 1989-90, caiu para 5,5% em 1990-1991.
A crise da Balança de Pagamentos também afetou o desempenho do setor industrial. A taxa média de crescimento industrial foi de 8% na segunda metade dos anos 80. Em 1989-90, foi de 8,6 por cento e em 1990-91 foi de 8,2 por cento.
As reservas cambiais da Índia estavam em Rs. 5.277 crore em 31 de dezembro de 1989, que declinou para Rs. 2,152 crore até o final de dezembro de 1990. Entre maio e julho de 1991, essas reservas variaram entre Rs. 2.500 crore para 3.300 crore.
As principais causas da crise da Balança de Pagamentos de 1990-91 foram as seguintes:
Destruição do bloco soviético: o comércio da Rúpia (o pagamento do comércio foi feito em rupias) com o bloco soviético foi um elemento importante do comércio total da Índia até a década de 1980. No entanto, a introdução de Glasnost e Perestroika e a ruptura dos países da Europa Oriental levaram à rescisão de vários acordos de pagamento em roupagens em 1990-91. Como conseqüência, o fluxo de novos créditos comerciais em rupia diminuiu abruptamente em 1990-1991. Além disso, houve também um declínio nas nossas exportações para a Europa Oriental - essas exportações constituíram 22,1% das exportações totais em 1980 e 19,3% em 1989; mas diminuíram para 17,9% em 1990-91 e para 10,9% em 1991-92. Guerra do Iraque-Kuwait: a crise do Golfo começou com a invasão do Kuwait pelo Iraque no início de agosto de 1990. Os preços do petróleo bruto subiram rapidamente depois, de US $ 15 por barril em julho de 1990 para US $ 35 por barril em outubro de 1990. Iraque e Kuwait foram as principais fontes das importações de petróleo da Índia e a guerra tornou necessário comprar petróleo no mercado à vista. As compras a curto prazo do mercado à vista tiveram que ser seguidas por novos contratos de longo prazo a preços mais elevados. Como resultado, a conta de importação de petróleo aumentou cerca de 60% em 1990-91 e manteve-se 40% acima do nível de 1989-90 no próximo ano. Conforme observado em Economic Survey (1991-92):
"A causa imediata da perda de reservas a partir de setembro de 1990 foi um aumento acentuado nas importações de petróleo e produtos petrolíferos (de uma média de US $ 287 milhões em junho-agosto de 1990, as importações de produtos petrolíferos aumentaram acentuadamente para US $ 671 milhões em 6 meses). Isso representou o aumento do déficit comercial de uma média de US $ 356 milhões por mês em junho-agosto de 1990 para US $ 677 milhões por mês nos próximos 6 meses. "Crescimento lento de importantes parceiros comerciais: a deterioração da conta corrente também foi induzida pelo lento crescimento nas economias de importantes parceiros comerciais. Os mercados de exportação foram fracos no período que antecedeu a crise da Índia, já que o crescimento mundial diminuiu de 4,5% em 1988 para 2,25% em 1991. O declínio foi ainda maior para os EUA, o maior destino de exportação da Índia. Nos Estados Unidos, o crescimento caiu de 3.9 por cento em 1988 para 0.8 por cento em 1990 e -1 por cento em 1991. Incerteza política e instabilidade: o período de novembro de 1989 a maio de 1991 foi marcado com incerteza política e instabilidade na Índia. Na verdade, dentro de um período de um ano e meio havia três governos de coalizão e três Primeiros Ministros. Isso levou a uma demora na solução da crise do saldo de pagamento em andamento e também levou a uma perda de confiança dos investidores. Perda da confiança dos investidores: o aumento dos déficits da conta corrente e as perdas de reservas contribuíram para a baixa confiança dos investidores, que foi ainda mais enfraquecida pela incerteza política. Isso foi agravado pelo downgrade da classificação de crédito da Índia por agências de notação de crédito. Em março de 1991, as agências internacionais de Rating de Crédito Standard & amp; Poor's e Moody's, diminuíram a classificação da dívida estrangeira a longo prazo da Índia até o final do grau de investimento. Devido à perda de confiança dos investidores, o financiamento dos bancos comerciais tornou-se difícil de obter e as saídas começaram a ocorrer na dívida externa de curto prazo, já que os credores ficaram relutantes em reverter os empréstimos vencidos. Indisciplina Fiscal: o Economic Survey (1991-92) observou categoricamente que:
"Ao longo da década de oitenta, todos os indicadores importantes de desequilíbrios fiscais estavam em ascensão. Estes eram o déficit orçamentário convencional, o déficit de receita, o déficit monetizado e o déficit fiscal bruto. Além disso, o conceito de déficit fiscal é uma medida mais completa de desequilíbrio macroeconômico, pois reflete o endividamento do governo. Este déficit fiscal bruto do governo central foi de mais de 8% do PIB desde 1985 - 86, em comparação com 6% no início dos anos 80 e 4% em meados da década de 1970. "Aumento das importações não petrolíferas: as tendências das importações e exportações mostram que as importações aumentaram muito mais rapidamente do que as exportações na década de oitenta. As importações aumentaram 2,3% do PIB, enquanto as exportações aumentaram apenas 0,3% do PIB. Como conseqüência, o déficit comercial aumentou de uma média de 1,2% do PIB nos anos setenta, para 3,2% do PIB nos anos oitenta.
Importações de petróleo e não petrolíferas (em Rs. Crores)
Aumento da dívida externa: na segunda metade da década de 1980, o déficit da balança corrente apresentava uma tendência crescente e estava se tornando insustentável. Uma questão importante foi a forma como esse déficit estava sendo financiado. O déficit da balança corrente foi principalmente financiado com fontes onerosas de financiamento externo, tais como empréstimos comerciais externos, depósitos NRI, etc.
No contexto da dívida externa, merecem destaque as seguintes observações: 0.
O período dos anos oitenta foi marcado por uma redução nos fluxos de assistência concessional à Índia, principalmente do Grupo do Banco Mundial. Em 1980, os desembolsos em condições favoráveis ​​constituíam mais de 89% da assistência à Índia de fontes multilaterais; em 1990, essa proporção diminuiu para cerca de 35%. Devido a uma diminuição da assistência concessionária, houve um aumento no custo médio de juros do empréstimo externo. Houve uma mudança na composição da dívida à medida que mudou de fontes oficiais (como fontes bilaterais) para fontes privadas como empréstimos comerciais externos (BCE) e depósitos de NRI. Estas fontes privadas eram mais dispendiosas. A dívida externa foi canalizada para financiar o déficit do governo. A dívida externa da Índia aumentou de Rs. 194.70 crore (USD 23.50 bilhões) em 1980-81 para Rs. 459,61 crore (USD 37,50 bilhões) em 1985 - 86. Subiu para Rs. 1,003.76 crore (USD 58,63 bilhões) em 1989-90. Em 1990-91, era Rs. 1.229,50 crore (USD 63,40 bilhões)
Assim, a situação da balança de pagamentos chegou ao colapso em 1991, principalmente porque os déficits da conta corrente foram principalmente financiados por empréstimos do exterior. A situação econômica da Índia era crítica; o governo estava perto do padrão. Com as reservas cambiais da Índia em US $ 1,2 bilhão em janeiro de 1991 e em meados de junho, em um montante que não era suficiente para cobrir cerca de três semanas de importações essenciais, a Índia era apenas uma semana de inadimplência em suas obrigações externas de saldo de pagamento.
A resposta imediata do governo da Índia foi garantir um empréstimo de emergência de US $ 2,2 bilhões do Fundo Monetário Internacional ao comprometer 67 toneladas de reservas de ouro da Índia como garantia. O Banco da Reserva da Índia teve que transportar 47 toneladas de ouro para o Banco da Inglaterra e 20 toneladas de ouro para o Union Bank of Switzerland para aumentar USD 600 milhões.
Esses movimentos ajudaram a dominar temporariamente o saldo da crise de pagamento e iniciaram o processo de reforma econômica de P V Narasimha Rao.

reservas forex da Índia 1991
O seguinte é todo o relatório de reservas forex do Reserve Bank of India. Este é o primeiro relatório de câmbio do banco central.
Na sequência das reservas cambiais do país atingindo US $ 100 bilhões, o Reserve Bank of India (RBI) realizou uma revisão das principais questões políticas e operacionais relacionadas à gestão das reservas, incluindo transparência e divulgação.
A este respeito, propõe-se compilar relatórios semestrais sobre a gestão das reservas cambiais para aumentar a transparência e também para aumentar o nível de divulgação a este respeito. Esses relatórios serão preparados com referência a posições a partir de 31 de março e 30 de setembro de cada ano, com um atraso de cerca de 3 meses.
Este é o primeiro desses relatórios com referência ao 30 de setembro de 2003.
O relatório é em três partes: a Parte I é uma assembléia de várias informações quantitativas em relação a reservas externas que já estão no domínio público, como nível de reservas cambiais, fontes de acréscimo a reservas cambiais, passivos externos vis - contra reservas de câmbio, pré-pagamento / reembolso da dívida externa, Plano de Transações Financeiras do FMI, adequação de reservas, etc.
A Parte II é uma exposição de diversos assuntos relacionados à gestão de reservas. Aqui, a ênfase é descrever os principais aspectos qualitativos da gestão de reservas. Como este é o primeiro relatório desse tipo, a elaboração desses aspectos é considerada útil.
A Parte III consiste em uma comparação entre países em relação à gestão de reservas externas.
A Índia percorreu um longo caminho desde o início das reformas econômicas em 1991, que foi em grande parte desencadeada por sérias dificuldades na frente externa.
Em mais de uma década de reformas econômicas, o nível das reservas cambiais aumentou de US $ 5,8 bilhões no final de março de 1991 para US $ 75,4 bilhões no final de março de 2003 e para US $ 91,1 bilhões no final de setembro de 2003. Embora tanto o dólar quanto o dólar O euro é moedas de intervenção, as reservas cambiais são denominadas e expressas somente em dólares norte-americanos.
Tabela 1: Movimento em reservas.
Nota: 1. FCA (Ativo em moeda estrangeira): a FCA é mantida como uma carteira de múltiplas moedas, que inclui moedas principais, como dólar americano, euro, libra esterlina, iene japonês, etc. e é avaliada em dólar norte-americano.
2. SDR: Valores em SDR foram indicados em parantheses.
3. Ouro: o estoque físico manteve-se inalterado em aproximadamente 357 toneladas.
2. Revisão do crescimento das reservas desde 1991.
As reservas cambiais da Índia cresceram significativamente desde 1991. As reservas, que ficaram em US $ 5,8 bilhões no final de março de 1991, aumentaram gradualmente para US $ 25,2 bilhões no final de março de 1995.
O crescimento continuou na segunda metade da década de 1990, com as reservas atingindo o nível de US $ 38,0 bilhões no final de março de 2000.
Posteriormente, as reservas aumentaram para US $ 54,1 bilhões no final de março de 2002, US $ 75,4 bilhões no final de março de 2003 e para US $ 91,1 bilhões no final de setembro de 2003.
A Tabela 2 detalha as principais fontes de acréscimo às reservas cambiais durante o período de março de 1991 a setembro de 2003.
Tabela 2: Fontes de Acumulação para Reservas de Câmbio desde 1991 ($ bilhões)
1991-92 a 2003-04 (até setembro de 2003)
Reserva pendente como no final de março de 1991.
Saldo atual da conta.
Conta de capital (líquida)
Empréstimos comerciais externos.
Outros itens na conta de capital.
3. Fontes de Acumulação para Reservas no Período Recente.
O aumento das reservas de câmbio no período recente foi por conta do capital e outros fluxos de entrada.
As principais fontes de aumento das reservas cambiais foram: (a) Investimento estrangeiro, (b) Capital bancário, (c) Aumento de outros tipos de entradas de capital (d) Crédito de curto prazo e (e) Variações de avaliação nas reservas.
A Tabela 3 apresenta fontes de acréscimo às reservas de abril a setembro de 2003-04.
Tabela 3: Fontes de Acumulação para Reservas de Câmbio.
Saldo atual da conta.
Conta de capital (líquida)
Do qual: depósitos de NRI.
Crédito de curto prazo.
Empréstimos comerciais externos.
Outros itens na conta de capital.
Uma análise das fontes de acumulação de reservas durante todo o período da reforma a partir de 1991 revela que o aumento das reservas forex foi facilitado pelo aumento do quântico anual de investimento estrangeiro direto (IDE) de US $ 133 milhões em 1991-1992 para US $ 4,7 bilhões em 2002-03.
Durante o primeiro semestre de 2003-04 (abril-setembro de 2003), o quantum de entradas de IED na Índia foi da ordem de US $ 1,6 bilhão.
Os depósitos de NRI em circulação aumentaram de US $ 13,7 bilhões no final de março de 1991 para US $ 31,3 bilhões no final de setembro de 2003. Os investimentos da FII no mercado de capitais indiano, que começaram em janeiro de 1993, aumentaram desde então.
Os investimentos líquidos cumulativos da FII, aumentaram de US $ 827 milhões no final de dezembro de 1993 para US $ 19,2 bilhões no final de setembro de 2003.
Em relação à conta corrente, as exportações da Índia, que foram de US $ 17,9 bilhões em 1991-1992, aumentaram para US $ 52,7 bilhões em 2002-03. Invisíveis, como, as remessas privadas também contribuíram significativamente para a conta atual.
As entradas líquidas de invisíveis aumentaram de US $ 1,6 bilhão em 1991-92 para US $ 17,0 bilhões em 2002-03. Durante abril-setembro de 2003, as entradas líquidas invisíveis totalizaram US $ 12,3 bilhões.
O déficit de conta corrente da Índia, que atingiu 3,1% do PIB em 1990-91, tornou-se um superávit de 0,7 por cento em 2002-03.
Um pequeno superávit de US $ 207 milhões foi registrado na conta corrente durante o primeiro semestre (abril-setembro) de 2003-04, impulsionado principalmente pelo excedente na conta invisível.
4. Passivos Externos em relação às Reservas de Câmbio.
A acumulação de reservas cambiais deve ser vista à luz do total de passivos externos do país. A posição de investimento internacional da Índia (PII), que é um registro recapitulativo do estoque de ativos e passivos financeiros externos do país, está disponível em março de 2003.
Tabela 4: Posição de Investimento Internacional da Índia.
P: Provisório | Fonte: Site oficial do Reserve Bank of India (rbi. in)
5. Pagamento antecipado / reembolso da dívida externa.
O aumento significativo nas reservas de divisas permitiu o pagamento antecipado de determinados empréstimos em moeda estrangeira de alto custo do Governo da Índia do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) e do Banco Mundial no valor de US $ 3,03 bilhões em fevereiro de 2003.
Resurgent India Bonds (RIB) foram resgatados em 1 de outubro de 2003.
O RBI havia posto em prática acordos em estreita consulta com o State Bank of India para garantir que o resgate desses títulos fosse realizado sem problemas, com o tempo e sem causar qualquer impacto na liquidez doméstica, no mercado monetário ou no mercado cambial.
O montante total dos títulos resgatados, incluindo o componente de juros, era da ordem de US $ 5,5 bilhões.
6. Plano de transação financeira (FTP) do FMI.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) designou a Índia como credor no âmbito do seu Plano de Transações Financeiras (FTP) em fevereiro de 2003, nos termos em que a Índia participou do apoio financeiro do FMI ao Burundi em março-maio ​​de 2003 no valor de DEG 5 milhões e para Brasil, em junho e setembro de 2003, no valor de 350 milhões de SDR.
A adequação das reservas surgiu como um parâmetro importante na avaliação de sua capacidade de absorver choques externos. Com a mudança do perfil dos fluxos de capital, a abordagem tradicional de avaliar a adequação das reservas em termos de cobertura de importação foi ampliada para incluir uma série de parâmetros que levam em consideração o tamanho, composição e perfis de risco de vários tipos de fluxos de capital, bem como a tipos de choques externos aos quais a economia é vulnerável.
O Comitê de Alto Nível sobre Balança de Pagamentos, que foi presidido pelo Dr. C. Rangarajan, antigo Governador do Banco de Reserva da Índia, sugeriu que, ao determinar a adequação das reservas, deve ser dada a devida atenção às obrigações de pagamento, além de A medida tradicional de cobertura de importação de 3 a 4 meses.
Em 1997, o Relatório do Comitê de Convertibilidade da Conta de Capital sob a presidência do Sr. S.Tapapore sugeriu quatro medidas alternativas de adequação de reservas que, além de indicadores baseados em comércio, também incluíam indicadores baseados em dinheiro e baseados em dívidas.
No período mais recente, a avaliação da adequação das reservas foi influenciada pela introdução de novas medidas particularmente relevantes para países emergentes como a Índia.
Uma dessas medidas exige que as reservas cambiais utilizáveis ​​devem exceder a amortização programada das dívidas em moeda estrangeira (assumindo que não há rollovers) no ano seguinte.
O outro é baseado em uma regra de "Liquidez em Risco" que leva em conta os riscos previsíveis que um país poderia enfrentar.
Esta abordagem exige que a posição de liquidez em moeda estrangeira de um país possa ser calculada sob uma série de resultados possíveis para variáveis ​​financeiras relevantes, como taxas de câmbio, preços de commodities, spreads de crédito, etc.
O Reserve Bank of India realizou exercícios baseados em modelos de intuição e risco para estimar "Liquidez em Risco (LAR)" das reservas.
O indicador tradicional de base comercial de adequação das reservas, a saber, a cobertura das reservas, que caiu para um mínimo de 3 semanas de importações no final de dezembro de 1990, subiu para 11,3 meses de importações no final de março de 2002 e aumentou para cerca de 14 months of imports or about five years of debt servicing at end-march 2003.
At end-September 2003, the import cover of reserves was of 15.6 months. The ratio of short-term debt to foreign exchange reserves declined from 146.5 per cent at end-March 1991 to 6.1 per cent at end-March 2003.
Similarly, the ratio of volatile capital flows (defined to include cumulative portfolio inflows and short-term debt) to reserves declined from 146.6 per cent as at end-March 1991 to 38.2 per cent as at end-March 2003.
8. Investment Pattern and Earnings from Foreign Exchange Reserves.
The foreign exchange reserves are invested in multi-currency, multi-market portfolios as per the existing norms, which are similar to international practices in this regard .
As at end-September 2003, out of the total foreign currency assets of $87.2 billion, $31.7 billion was invested in securities, $39.6 billion was deposited with other central banks & BIS and $15.8 billion was in the form of deposits with foreign commercial banks.
Table 5: Deployment Pattern of Foreign Exchange Reserves.
As on March31, 2003.
As on September 30, 2003.
(1) Foreign Currency Assets.
(b) Deposits with other central banks & BIS.
(c) Deposits with foreign commercial banks.
(2) Special Drawing Rights.
(3) Gold(including gold deposits)
(4) Total Foreign Exchange Reserves.
During the year 2002-03 (July-June), the return on foreign currency assets, excluding capital gains less depreciation, decreased to 2.8 per cent from 4.1 per cent during 2001-02, mainly because of lower international interest rates.
The guiding objectives of foreign exchange reserves management in India are similar to those of any emerging market economies in the world.
The demands placed on the foreign exchange reserves may vary widely depending upon a variety of factors including the exchange rate regime adopted by the country, the extent of openness of the country's economy, the size of the external sector in a country's GDP and the nature of markets operating in the country.
Even within this divergent framework, most countries have adopted the primary objective of reserve management as preservation of the long-term value of the reserves in terms of purchasing power and the need to minimize risk and volatility in returns.
India is not an exception in this regard. While safety and liquidity constitute the twin objectives of reserve management in India, return optimization becomes an embedded strategy within this framework.
2. Legal Framework and Policy Guidelines.
The essential legal framework for reserves management is provided by the Reserve Bank of India Act, 1934.. Specifically, sub-sections 17(12), 17(12A), 17(13) and 33(1) of the Reserve Bank of India Act, 1934 define the scope of investment of external assets.
In brief, the law broadly permits the following investment categories:
Deposits with other central banks and Bank for International Settlements (BIS). Deposits with foreign commercial banks.
In addition, the RBI has framed appropriate guidelines stipulating stringent criteria for issuers/counterparties/investments with a view to enhancing the safety and liquidity aspects of the reserves.
The risks attendant on deployment of reserves, viz., credit risk, market risk, liquidity risk and operational risk and the systems employed to manage these risks are detailed in the following paragraphs.
(i) Credit Risk: Credit risk is defined as the potential that a borrower or counterparty will fail to meet its obligation in accordance with agreed terms. RBI has been extremely sensitive to the credit risk it faces on the investment of foreign currency assets and gold in the international markets. Investments in bonds/treasury bills, which represent debt obligations of Triple-A rated sovereigns and supranational entities do not give rise to any substantial credit risk.
Placement of deposit with BIS and other central banks like Bank of England is also considered credit risk-free. However, placement of deposits with commercial banks as also transactions in foreign exchange and bonds/treasury bills with commercial banks/investment banks and other securities firms give rise to credit risk. Stringent credit criteria are, therefore, applied for selection of counterparties.
Credit exposure vis-a-vis sanctioned limit in respect of approved counterparties is monitored on line. The basic objective of an on-going tracking exercise is to identify any institution (which is on the RBI's approved list) whose credit quality is under potential threat and to prune down the credit limits or de-list it altogether, if considered necessary.
A quarterly review exercise is also carried in respect of counterparties for possible inclusion/deletion.
(a) Currency Risk: Currency risk arises due to uncertainty in exchange rates. Foreign exchange reserves are invested in multi-currency, multi-market portfolios. In consultation with Ministry of Finance, decisions are taken regarding the long-term exposure on different currencies.
depending on the likely currency movements and other considerations in the medium - and long-term (such as, the necessity of maintaining major portion of reserves in the intervention currency and of maintaining the approximate currency profile of the reserves in line with the changing external trade profile of the country as also for diversification benefits).
The Top Management of RBI is kept informed of the currency composition of reserves through a weekly Management Information System (MIS) report.
(b) Interest Rate Risk: The crucial aspect of the management of interest rate risk is to protect the value of the investments as much as possible from the adverse impact of the interest rate movements. The focus of the investment strategy revolves around the overwhelming need to keep the interest rate risk of the portfolio reasonably low with a view to minimizing losses arising out of adverse interest rate movements, if any.
This approach is warranted as reserves are viewed as a market stabilizing force in an uncertain environment.
(iii) Liquidity Risk: The reserves need to maintain a high level of liquidity at all times in order to be able to be able to meet any unforeseen and emergency needs. Any adverse development has to be met with reserves, and hence a highly liquid portfolio is a necessary constraint in the investment strategy.
The choice of instruments determines the liquidity of the portfolio. For example, Treasury securities issued by the US government can be liquidated in large volumes without much distortion to the price in the market, and thus can be considered as liquid.
Also, most of the investments with BIS can be readily converted into cash. In fact, excepting fixed deposits with foreign commercial banks , almost all other types of investments are in highly liquid instruments which could be converted into cash at short notice.
RBI closely monitors the portion of the reserves which could be converted into cash at a very short notice to meet any unforeseen/emergency needs.
(iv) Operational Risk and Control System: Internally, there is a total separation of the front office and back office functions and the internal control systems ensure several checks at the stages of deal capture, deal processing and settlement. There is a separate set up responsible for risk measurement and monitoring, performance evaluation and concurrent audit.
The deal processing and settlement system is also subject to internal control guidelines based on the principle of one point data entry and powers are delegated to officers at various levels for generation of payment instructions.
There is a system of concurrent audit for monitoring compliance in respect of all the internal control guidelines. Further, reconciliation of accounts is done regularly.
In addition to annual inspection by the internal machinery of the RBI for this purpose and statutory audit of accounts by external auditors, there is a system of appointing a special external auditor to audit dealing room transactions.
The main objective of the special audit is to see that risk management systems and internal control guidelines are adhered to.
There exists a comprehensive reporting mechanism covering all significant areas of activity/operations relating to reserve management.
These are being provided to the senior management periodically, viz., on daily, weekly, monthly, quarterly, half-yearly and yearly intervals, depending on the type and sensitivity of information.
4. Management of Gold Reserves.
Gold holdings of RBI have undergone relatively few changes in the recent years. At present, RBI holds about 357 tonnes of gold, forming about 4.3 per cent of total foreign exchange reserves as on September 30, 2003.
Of these, 65 tonnes are being held abroad since 1991 in deposits with Bank of England and BIS.
The average return on these deposits, which are of a short-term nature, was around 0.6 per cent during the financial year 2002-2003, as compared with 0.9 per cent in the previous year.
1. Cross-country Position Regarding Disclosure.
RBI has progressively increased disclosure in respect of management of foreign exchange reserves. RBI's approach with regard to transparency and disclosure closely follows international best practices in this regard.
RBI is among the 49 central banks all across the globe, which have adopted the Special Data Dissemination Standards template for publication of detailed data on foreign exchange reserves.
The data template provides some information on a number of parameters including currency composition, investment pattern and forward positions.
These data are made available on monthly basis on RBI's Website.
Last year, India was included in a group of 20 countries selected by IMF for preparation of country case studies in respect of management of foreign exchange reserves.
The case studies, together with a summary thereof have been adopted by IMF as the accompanying document to reserve management guidelines prepared earlier by it.
This document, which is now available in the public domain, contains all essential information on reserve management for the 20 participating countries, including India.
Annex I provides a summary of the present status of disclosure in respect of a cross-section of countries.
As may be observed therefrom, only a handful of central banks, viz. Reserve Bank of New Zealand, Reserve Bank of Australia, Bank of Norway etc. have a higher level of disclosure than RBI.

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